CEAP participou de apresentações sobre o Projeto Participa+ e fez o lançamento do livro Participação social em saúde e COVID-19
O Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) participou do 16ª Congresso Internacional da Rede Unida, realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu em formato híbrido e contou com cerca de 1.800 participantes presenciais e 2 mil online. Ocorreram 350 atividades com o objetivo de fortalecer a educação, saúde e participação social, incluindo a preparação para a 4ª Conferência de Gestão do Trabalho.
Com o tema “As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS”, as discussões foram voltadas para a reflexão sobre os avanços pedagógicos e tecnológicos que possibilitam novos horizontes para a democracia, para a saúde e a sociedade como um todo. Henrique Kujawa, Aléxia Monteiro, André Pereira e Jaqueline Guarniere representaram o CEAP e contribuíram nas discussões do evento.
O Congresso debateu, por meio das diversas atividades, assuntos relacionados à saúde, abordando os desafios e ações sobre o cuidado da saúde e dos territórios, sem negligenciar as necessidades singulares e sem abrir mão dos avanços da ciência e da tecnologia. Também foram apresentados relatos sobre os diversos encontros regionais de saúde realizados em 2023 e 2024.
Roda de Conversa
Entre as diversas atividades do Congresso Internacional, no dia 31 de julho ocorreu uma Roda de Conversa com o tema “Socializando práticas e construindo caminhos”. O debate contou com a participação de educadores populares do CEAP, da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do Conselho Nacional de Saúde (CIEPCSS/CNS) e representantes das Comissões Estaduais de Educação Permanente dos 26 estados e DF.
Livro sobre a participação social em saúde e a COVID-19
No dia 2 de agosto ocorreu o lançamento do livro “Participação social em saúde e COVID-19: análises de contextos e a atuação dos Conselhos Estaduais de Saúde do Brasil”, organizado por Henrique Kujawa, Frederico Viana Machado e Rodrigo Silveira Pinto, que integram a equipe de pesquisa e sistematização do projeto Participa+.
A obra apresenta análises de dezenas de pesquisadores e educadores populares envolvidos com a segunda edição do projeto Participa+ Formação para o Controle Social no SUS. Os trabalhos apresentados no livro relatam o percurso e o desenvolvimento de um projeto que enfrentou o desafio de manter a participação e o controle social ativos e renovados durante a pandemia.
Távola Vozes do Participa+
Outra discussão importante do Congresso foi a Távola realizada no dia 3 de agosto, que teve como tema “A educação permanente para o controle social no SUS como condição necessária à defesa do SUS: vozes do Participa+”.
O painel contou com a participação da educadora popular do CEAP Jaqueline Guarniere e com a explanação de Maria de Guadalupe de Souza Peres (Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas); Andrea Luz da Silva (Comissão de Educação Permanente do CES Alagoas); Lidiston Pereira da Silva (Comissão de Educação Permanente do CES Rio de Janeiro); além de Emidio Matos, (Comissão Educação Permanente do CES Piauí) e Wilson Valério da Rosa Lopes (Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do CNS).
Congresso
Este Congresso Internacional buscou o fortalecimento da Rede Unida para qualificar a intervenção nas políticas de saúde e demais políticas públicas, ampliando e consolidando as parcerias no Brasil e em outros países e melhorando a capacidade de disseminação do conhecimento. Além das rodas de conversa e távolas temáticas, o evento contou com apresentação de trabalhos, exposições, mostras, tenda Paulo Freire, tenda Sinais que vêm da Rua, intervenções culturais, saraus, Fóruns Internacionais, entre outros. O Congresso foi uma realização da Rede Unida, UFSM, Centro de Ciências da Saúde UFSM, Grupo Hospitalar Conceição e Editora Rede Unida. Contando com o apoio do CNS e da OPAS, entre outras entidades.