Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Pesquisa Controle Social no SUS

O projeto de pesquisa A Pandemia de Covid-19 e os impactos no controle social do SUS: dinâmicas, pautas e estratégias dos Conselhos de Saúde 2019-2021 está inserido no projeto Formação de Conselheiros de Saúde – 2ª Edição, firmado mediante Carta Acordo SCON2019-00192 entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde, Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde – OPAS /OMS e executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). O mesmo foi aprovado, organizado e iniciado sua implementação antes da conjuntura da pandemia. Os primeiros meses de isolamento social como medida sanitária de prevenção a disseminação da Covid-19 provocou, no entanto, grande impacto e uma relativa paralisação do projeto.

Na readequação do projeto de formação como um todo, desafiados pelo contexto pandêmico, se coloca a pergunta: como os Conselhos de Saúde estão atuando neste novo contexto? Quais os desafios que estão enfrentando? Que inovações estão produzindo em relação às dinâmicas, às pautas e estratégias no exercício do controle social no SUS?

Frutos destas inquietações e certos de que podemos aprender com este novo contexto e com as práticas do controle social, surgiu o projeto A Pandemia de Covid-19 e os impactos no controle social do SUS: dinâmicas, pautas e estratégias dos Conselhos de Saúde 2019-2021, tendo como objetivo construir um diagnóstico sobre os impactos do covid 19 no controle social do SUS, bem como as alterações nas dinâmica, pautas e estratégicas de suas instâncias.

A pesquisa resultou em sete produtos:

  • Análise das entrevistas que foram feitas com representantes das Mesas Diretoras e Comissões de Educação Permanente Dos conselhos Estaduais e do Distrito Federal.
  • Vídeos com a síntese das entrevistas
  • Revisão de escopo sobre a literatura que trata da saúde e participação social na América
  • Análise documental das Atas dos Conselhos Estaduais e do Distrito Federal de julho de 2019 a janeiro de 2021
  • Análise da estratégia de formação do Conselho Nacional de Saúde
  • Perspectivas para as pesquisas sobre controle social no SUS, realizada a partir de depoimento de pesquisadores brasileiros de referência no tema
  • Levantamento da estrutura e plano de necessidades dos Conselhos de Saúde dos estados e do Distrito Federal

Acesse a coleção completa Covid-19 e o controle social no SUS: impactos, dinâmicas, pautas e estratégias

Assista aos vídeos produzidos a partir das entrevistas

Democracia e SUS

O controle social e a pandemia

A educação permanente e a defesa do SUS

A educação permanente e a pandemia