Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Estudo Covid

O que é?

O estudo sobre o impacto da Covid-19 na ação político-organizativo e político-educativa dos movimentos sociais populares brasileiros é uma iniciativa do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), apoiada por Misereor e realizada junto às organizações com as quais há parceria de atuação ou das quais entenda-se muito importante recolher subsídios.
A proposta é que o estudo indique posições e perspectivas de compreensão sobre aspectos implicados no objeto sobre o qual se debruçam os/ as entrevistados/as. O estudo aqui apresentado objetiva sistematizar elementos para a compreensão do impacto da pandemia de Covid-19 na ação político-organizativa e político-educativa dos movimentos sociais populares brasileiros. Resulta de entrevistas realizadas com dirigentes de organizações nacionais realizadas durante o mês de julho de 2020.
Em todo o trabalho, objetiva-se que a voz dos/as entrevistados seja apresentada, ainda que guiada por uma perspectiva de organização desde as intencionalidades do estudo. As contribuições são carregadas da espontaneidade própria, fundadas no modo de se colocar de cada entrevistado e com base na organização da qual faz parte, ainda que dirigidas pelo que lhes é perguntado e pela possibilidade de compreensão do que dizem.
O desejo é de que o registro documentado das primeiras palavras diante de um acontecimento de profundo significado, como é a pandemia de Covid-19, seja o principal fruto deste exercício que se oferece como documentação em processo e subsídio para a ação transformadora desde e com os sujeitos/as que atuam nas lutas populares, realizando-se como experiência de pesquisa-ação. Como tudo o que se faz “no meio da travessia”, este trabalho tem a potência da genuinidade, mas também seus limites.

BAIXE O ESTUDO

Baixe o estudo qualitativo sobre o impacto da pandemia Covid-19 na a ação sócio-política e educativa dos movimentos sociais populares brasileiros.

Audiovisuais

Série Travessia - Episódio 01

Série Travessia - Episódio 02

Série Travessia - Episódio 03

Série Travessia - Episódio 04

Série Travessia - Episódio 05

Série Travessia - Episódio 06

Série Travessia - Episódio 07

Série Travessia - Episódio 08