No dia 24 de fevereiro de 2023 comemoramos 91 anos da conquista do voto feminino no nosso país! Em 1932 o Código Eleitoral foi modificado, permitindo que as mulheres também pudessem expressar seu direito através do voto.
Embora o voto feminino somente tenha sido instituído no Brasil com o Código de 1932, uma mulher nordestina foi a primeira a votar no Brasil, ainda no ano de 1927, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O nome de Celina Guimarães Vianna foi incluído na lista dos eleitores a partir de uma lei estadual que estabeleceu que, no estado potiguar, não haveria distinção de sexo para o exercício do voto. Assim, ela se tornou a primeira eleitora do país e também da América Latina.
Com a consolidação da participação feminina nas eleições, a mulher passou a conquistar cada vez mais o seu espaço no cenário político brasileiro. As mulheres são hoje a maioria do eleitorado brasileiro, mas a representação política feminina segue, desde o princípio, sendo baixa. A representação diminui ainda mais quando falamos de mulheres indígenas, negras e/ou periféricas, indicando que ainda temos um longo caminho para trilhar. Seguimos na luta!