5ª Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Educação Permanente para o Controle Social no SUS

O Conselho Nacional de Saúde recebeu nos dias 5 e 6 de dezembro, em Brasília, presidentes, secretários executivos e representantes das Comissões Intersetoriais de Educação Permanente de Conselhos Estaduais de Saúde de todo país. O 5ª Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Educação Permanente para o Controle Social no SUS teve por objetivo avaliar os resultados da 4ª Edição do Participa+ e propor as diretrizes para a próxima edição do projeto.

Valdevir Both, Henrique Kujawa e Jorge Gimenez Peralta, educadores populares do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), colaboraram na organização do encontro, apresentando dados sobre a realização do projeto no ano de 2024 e ouvindo as percepções dos representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde. Valdevir destaca que “foi um momento importante para socializar informações, apresentar alguns resultados já consolidados e avaliar a repercussão das ações do projeto com as comissões estaduais que compartilham a tarefa de promover a educação permanente para o controle social no SUS, já apontando diretrizes para a próxima edição do Participa+”.

Sueli Barrios, coordenadora da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS (CIEPCCS), destacou, durante a abertura do encontro, que o desafio do projeto em 2024 foi o de descentralizar as oficinas “chegando mais perto do local, do território, onde a vida das pessoas acontecem”. Ao todo 1.200 municípios foram contemplados pelas atividades, oferecidas de forma presencial e online.

Neste ano foram realizadas 82 oficinas de formação para lideranças e conselheiros, alcançando 3.870 pessoas, em diversos municípios das cinco regiões brasileiras, além de mais de 100 rodas de conversas virtuais para um público superior a 6 mil participantes.

Também durante a abertura do Encontro, Fernando Pigatto, presidente do CNS, destacou a importância do Participa+. “É um projeto relevante, cada vez mais fortalecido. Acreditamos e enxergamos os resultados acontecendo na ponta. O desafio de descentralizar as oficinas e atividades foi acertado”, finalizou.

O Participa+ é um projeto de Formação para o Controle Social no SUS que teve início em 2016 e busca qualificar a atuação de conselheiras e conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais através da formação, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento. O projeto é realizado através de uma parceria entre o CNS, o Ceap e a Opas/OMS.


Com informações e fotos da Ascom/CNS

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias