Em Assembleia realizada em formato híbrido, com a presença de associadas, associados e integrantes da equipe, o Centro de Educação e Assessoramento Popular – Ceap, elegeu a diretoria que deve atuar no triênio 2025/2027.
Após as boas-vindas da diretora do CEAP, Elenice Pastore, o coordenador executivo Valdevir Both apresentou algumas ações que a entidade realizou ao longo do ano, com destaque para o Projeto Participa+, relatando também as assessorias e processos organizativos que estão sendo desenvolvidos com entidades e movimentos sociais. Posteriormente ocorreu a apresentação da chapa e eleição da nova diretoria, na qual, Henrique Kujawa foi eleito para a Diretoria Geral da entidade; Elenice Pastore para a Diretoria Administrativa; e Eldon Henrique Mühl para a Diretoria de Organização.
Elenice agradeceu toda a equipe pelo trabalho, destacando que a cultura institucional é que as decisões ocorram de forma colegiada, o que contribuiu para a construção e o crescimento coletivo da entidade. “O Ceap tem uma cultura de decisão colegiada, por isso minha gratidão a esse colegiado que nós tivemos nos últimos anos e a toda equipe interna. O Ceap tem 37 anos e acredito que ele tem conseguido manter sua missão desde sua fundação, que foi aquela que o fez nascer, que é de contribuir com o fortalecimento dos movimentos sociais e populares”, pontuou.
Em sua despedida da Direção de Organização, Nara Peruzzo destacou que permanecerá atuando na equipe de educadores e como associada e também agradeceu pela confiança no trabalho que desempenhou ao longo dos últimos oito anos. “Quero agradecer as associadas e associados por confiarem no nosso trabalho, nesses oito anos aprendi muito, fui me construindo. O Ceap tem muitos desafios, tem uma grandiosidade, um reconhecimento de ter uma moção aprovada na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho, de apoio ao projeto que nós estamos executando, que é o Participa+, então, tem uma legitimidade nacionalmente”, comentou.
O diretor geral eleito, Kujawa, falou a respeito dos desafios e da importância do planejamento para o próximo período. “O ano 2025 vai ser bem importante, é ano de novo trienal e nessa perspectiva cabe a todos nós, inclusive à direção colegiada, proporcionar um processo onde todos os associados se envolvam e a gente possa conduzir coletivamente os rumos no próximo período. É nessa dinâmica que o Ceap vem desde sua fundação, com planos decenais, trienais e os encaminhamentos das programações anuais”, disse.
Kujawa salientou que a entidade se mantém com suas convicções e metodologias de trabalho social. “Hoje, o Ceap tem na sua equipe seguramente mais de 50 pessoas. No contexto histórico, os elementos são diferentes, mas os desafios são tão grandiosos quanto no período que deu origem ao Ceap, que é justamente a luta pela democracia, por uma sociedade mais justa, a luta pela possibilidade da organização social autônoma, livre e que busque a efetivação de direitos”, finalizou.
Confira a nominata da diretoria do CEAP para o triênio 2025/2027:
- Diretor Geral: Henrique Aniceto Kujawa
- Diretora Administrativa: Elenice Pastore
- Diretor de Organização: Eldon Henrique Mühl
- Primeira suplente da direção: Angelita Maria Weber
- Segundo suplente da direção: Rodrigo Oscar Roman
- Terceiro suplente da direção: Jandir Pauli
Conselho Fiscal:
- Titulares: Eneias Rosa, Rosicler Terezinha Dalchiavon e Anair da Rosa
- Suplentes: Nicolau Neri Gomes e Irio Luiz Conti