Ceap e Comissão de Educação Permanente do CNS realizam visitas virtuais aos estados

Diálogo e avaliações foram realizados com representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde

O Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e a Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do Conselho Nacional de Saúde (CIEPCSS/CNS) realizaram, entre os meses de outubro, novembro e dezembro, visitas virtuais a representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES).

De acordo com o educador popular do Ceap, Jorge Gimenez, as visitas virtuais tinham o objetivo de conhecer o andamento do planejamento das Comissões Estaduais de Educação Permanente. “As visitas virtuais são importantes para o monitoramento do planejamento que as Comissões de Educação Permanente dos estados executaram neste ano, pois este plano foi elaborado em 2023, no curso de Formação de Formadores do Projeto Participa+”, explicou.

O curso de Formação de Formadores tinha como trabalho final a elaboração de um Plano de Trabalho das comissões a ser desenvolvido em 2024. “Nas visitas pudemos ouvir relatos das comissões sobre as conquistas e os desafios enfrentados para execução desses planos de trabalho”, disse. 

Durante as visitas também foram apresentados relatórios detalhados sobre o processo formativo nos estados, o conteúdo também foi enviado por e-mail para os CES. O relatório apresenta dados sobre os participantes e sobre os municípios envolvidos nas oficinas do Participa+, mostrando um panorama da abrangência de atuação e como os estados podem avançar na formação permanente.

Em uma das visitas virtuais, a coordenadora da CIEPCSS, Sueli Barrios, enfatizou que a visita tem o objetivo de buscar mais informações sobre como está o trabalho nos estados e de como a CIEPCSS pode contribuir com os CES.  “A CIEPCSS só tem razão de existir se for para trabalhar junto com as comissões estaduais e isso faz parte do planejamento da comissão. Tivemos um avanço importante que foi descentralizar as oficinas do Participa+, antes realizadas apenas nas capitais e agora, na quarta edição, pode alcançar outros municípios, sendo que o próximo desafio é chegar em todas as regiões de saúde do país e para isso é preciso ter a parceria junto às comissões estaduais”, disse.

Gimenez destacou ainda que o projeto é estratégico para o controle social, que só pode ser fortalecido através da formação, para uma atuação forte, consciente, responsável e com compromisso com o controle social. “Só vamos ter qualidade na participação social quando tivermos pessoas que participaram de processos formativos”, disse.

Projeto Participa+

O Participa+ Formação para o Controle Social no SUS, está na sua 4ª edição, sendo promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A atividade é organizada pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS (CIEPCSS/CNS).

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias