Comunicação popular e os desafios das plataformas digitais em debate

A 2ª etapa do curso Comunicação, Direito Humano à Saúde e Democracia ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), de forma virtual, com a participação de Jonas Valente, pesquisador no Oxford Internet Institute, jornalista e integrante do DiraCom (Direito à Comunicação e Democracia). O especialista discutiu o impacto das plataformas digitais na sociedade e os desafios políticos relacionados a esse cenário.

Valente traçou um panorama da comunicação na atualidade, abordando desde o acesso à internet de qualidade até o tempo de conexão dos brasileiros. Também destacou como a plataformização influencia a sociedade em diferentes âmbitos, seja no mercado de trabalho, nas relações sociais ou nas questões ambientais, causando crises e provocando transformações.

O pesquisador também falou sobre a influência das grandes empresas de tecnologia, detentoras das principais ferramentas digitais e das inteligências artificiais que estão sendo utilizadas. Discutiu o paradigma do tema, mostrando como a informação e a comunicação estão revolucionando a sociedade e, muitas vezes, gerando problemáticas que exigem uma atuação efetiva dos poderes públicos. Abordou ainda a necessidade de regulação sobre a forma e a abrangência da atuação dessas inteligências artificiais.

Organizado pelo Fórum DH Saúde, com assessoria do CEAP, o curso tem como objetivo formar lideranças de movimentos sociais e entidades populares, fortalecendo a comunicação crítica em temas como Direito Humano à Saúde, Democracia e Comunicação.

Na primeira etapa, os participantes debateram a história da comunicação, sua evolução junto às transformações sociais e seu papel como campo de disputas ideológicas. Além disso, foram discutidos o Marco Civil da Internet, a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O curso contou com a participação de lideranças e representantes de movimentos sociais ligados ao Fórum DH Saúde e integrantes da assessoria de comunicação do Conselho Nacional de Saúde. A iniciativa é uma parceria com o Projeto PARTICIPA+. A próxima etapa será presencial, em São Paulo, no fim do mês de julho.

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias

Quem ama luta por direitos humanos

X Colóquio Nacional de Direitos Humanos promovido pelo CDHPF contou com debates, comunicações e apresentações artísticas O X Colóquio Nacional de Direitos Humanos, promovido pela Comissão de

Saiba mais