A voz do rádio que fortalece o controle social no SUS

Multiplicação do PARTICIPA+ debate envolvimento popular e controle social no SUS em Cataguases-MG

Promover o SUS, divulgar as ações que acontecem no município e aproximar a população do debate sobre saúde são alguns dos objetivos do Programa Voz Comunitária, veiculado pela Rádio Brilho FM 104.9, às sextas-feiras, às 18h. A iniciativa é realizada pela União das Associações de Moradores de Cataguases (UAMC) e ganhou um novo reforço após a participação de seus representantes na oficina de Formação para o Controle Social no SUS, do Projeto PARTICIPA+.

O presidente da UAMC, Alencar Norte, explica que a ideia de incluir o tema do controle social surgiu depois que ele e os conselheiros de saúde José do Carmo, o “Zezão” e  Rogério Norte, participaram da formação em Muriaé/MG, em julho deste ano, mediada pela educadora popular do CEAP – Centro de Educação e Assessoramento Popular, Vera Vargas. “Implantamos, todo mês, dois programas onde falamos sobre saúde, porque o que a Vera nos ensinou, mudou nossa concepção. A gente sempre falava que as pessoas não se preocupavam em participar da reunião do conselho, mas agora a gente acha que o conselho que deveria ir atrás das pessoas para poder conscientizar. Então, nós estamos usando esse programa para poder falar de saúde, debatendo e falando da importância da população no controle social”, contou.

Para Zezão, a oficina foi um marco de renovação. “Isto nos proporciona aprendizado e desenvolvimento pessoal, melhora o nosso relacionamento e nos faz sentir capazes de realizar nossas ações comunitárias e sociais com dignidade e conhecimento de causa. Para nós, da Zona da Mata Mineira, foi um prazer imenso participar da oficina”, destacou.

Ele acrescenta que, mesmo com anos de atuação no conselho, a formação trouxe novo fôlego. “Estava um pouco desanimado com o Controle Social devido à falta de capacitação e por estarmos afastados dos grandes centros. Tivemos a felicidade de conhecer a Vera, uma grande mediadora, e com ela aprendemos que se temos um problema, a missão de solucionar é nossa. Percebemos que em nossa região também tem mais pessoas interessadas em fazer o Controle Social crescer”, pontuou.

Novas iniciativas: Conselhos Locais

Entre as ações já colocadas em prática, após a oficina, está a criação do Conselho Local do Bairro Justino, em Cataguases. Segundo Alencar, a formação inspirou a construção desse espaço de participação popular. “Nós temos aqui 19 PSFs e escolhemos iniciar em um bairro mais carente. Já fizemos o cronograma, passamos pela plenária do conselho e agora estamos montando o conselho local do Bairro Justino”, afirmou.

Outro avanço foi a criação do Comitê de Saúde da População Negra, para discutir a saúde da comunidade negra no município. “A gente não tinha esse espaço dentro do Conselho de Saúde. Então, através do PARTICIPA+ estamos mudando a realidade. Nós sempre fomos muito atuantes dentro do Conselho e hoje estamos ainda mais. Temos entendimento que a tarefa é árdua, mas com a parceria do PARTICIPA+ teremos condições de alcançar as nossas metas”, destacou Alencar.

Fiscalização fortalecida

Além de aproximar o controle social da comunidade, a formação também trouxe mais ferramentas para fiscalizar os serviços públicos de saúde. “O PARTICIPA+ nos trouxe mais conhecimento, nós conseguimos aqui dentro de Cataguases a auditoria do Denasus no hospital. Hoje o hospital está sob intervenção. Tivemos um problema agora com uma empresa que gerencia os médicos e, através daquilo que aprendemos, conseguimos fazer uma fiscalização bem atuante. Entramos junto com o Ministério Público, com a Defensoria Pública, e evitamos que os médicos parassem. Isso nos ajudou muito. É muito importante porque não existe floresta de uma árvore só”, finalizou Alencar.


_
Foto: Divulgação
Ascom Ceap
Por: Jéssica França

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias