Assembleia do Ceap aprova prestação de contas e discute sustentabilidade financeira

O Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) realizou, no dia 14 de junho, assembleia ordinária que reuniu associadas, associados, integrantes do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e equipe de trabalho da sede, em Passo Fundo (RS). O encontro foi conduzido de forma híbrida, permitindo a participação presencial e online, por meio da plataforma Zoom.

Como neste último período foram feitas novas contratações de colaboradores para atuarem no Ceap, inicialmente foi feita uma rodada de apresentação, especialmente para que os associados pudessem conhecer a equipe de trabalho que atua na sede da organização e a forma como os setores estão organizados, além da equipe também ter a oportunidade de conhecer o grupo de associados que integram a assembleia, instância máxima deliberativa da entidade.

Na sequência, foram apresentados o balanço referente ao ano de 2024 e o detalhamento dos lançamentos contábeis da instituição. Após a explanação do contador responsável, o espaço foi aberto para dúvidas e comentários. Os participantes puderam dialogar com membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal sobre a atual situação financeira da entidade, abordando, entre outros temas, a redução das perspectivas de cooperação internacional, além de alternativas de financiamento público, bem como parcerias com outras organizações sem fins lucrativos. Foram discutidas possíveis ações a serem encaminhadas pelo Conselho Diretor diante desses desafios.

Um dos grandes desafios de organizações sociais sem fins lucrativos, como o Ceap, é alcançar a autossustentabilidade, reduzindo a dependência de recursos de uma única fonte de financiamento. A escolha deste período do ano para a realização da assembleia permite, também, a apresentação dos relatórios finais das auditorias externas exigidas por parceiros como Misereor e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Após a rodada de debates, foi realizada votação, na qual a prestação de contas foi aprovada por unanimidade. Em seguida, outros encaminhamentos financeiros foram debatidos e aprovados. A assembleia ordinária foi encerrada com a leitura e assinatura da ata. O evento presencial foi finalizado com um almoço de integração – uma feijoada preparada pela equipe que atua na sede – possibilitando a confraternização dos participantes da assembleia com a equipe de trabalho.

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