Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Ato em Brasília marca lançamento oficial do Participa+

No dia 20 de julho aconteceu o ato de lançamento oficial do Participa+ em Brasília-DF, reunindo representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). Também acompanharam a atividade os participantes das turmas do Curso de Formação de Formadores, que reuniu representantes de todos os estados brasileiros.

Socorro Gross, representante da OPAS, destacou a importância da iniciativa para o SUS e para o Brasil. “A saúde não se constrói para, se constrói com. Isso quer dizer que somos agentes de mudança e transformação da sociedade com participação coletiva e com a população sabendo dos seus direitos. A construção da democracia e participação social em nossos territórios tem sido cara, porque muitas vidas foram ameaçadas e perseguidas. Não queremos que nossos filhos e netos vivam esse clima assustador novamente. Queremos uma democracia construída e mantida juntos”, afirmou.

Fernando Pigatto, presidente do CNS, agradeceu o apoio da OPAS, principalmente no último período da gestão federal. “Se não fosse a OPAS, o Conselho não chegaria onde chegou e, possivelmente, nem o Participa+ teria saído do papel. Graças à OPAS estamos hoje aqui”, lembrou Pigatto.

O Participa+ é a 3ª edição do projeto de Formação para o Controle Social no SUS, uma parceria entre o CEAP, o CNS/Comissão de Educação Permanente para o Controle Social no SUS e a OPAS/OMS no Brasil. O projeto iniciou em 2016 e tem como objetivo “qualificar a atuação de conselheiros/as de saúde e lideranças de movimentos sociais através da formação, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento”.

Neste ano de 2023 as principais ações previstas são:

  • Curso de Formação de Formadores/as para 81 representantes das Comissões de Educação Permanente dos Estados e lideranças sociais;
  • 40 Oficinas de Formação para lideranças e conselheiros/as de saúde, com etapas presenciais em todos os estados e no distrito federal;
  • 80 Rodas de Conversa Temáticas autogestionadas para participantes das oficinas de formação e também para outros/as conselheiros/as e lideranças interessadas e engajadas na defesa do SUS;
  • Ampliação da pesquisa sobre a participação e o controle social no SUS, contemplando um diagnóstico colaborativo sobre as Comissões de Educação Permanente nos estados.

O coordenador do projeto pelo CEAP, Valdevir Both, avaliou como muito positivo os resultados das etapas realizadas até agora. “Primeiramente porque houve uma resposta de todos os estados. Isso para nós é muito animador. A proposição foi muito acertada porque responde às necessidades de cada estado, a partir de sua diversidade respeitando seu momento e sua autonomia para fortalecer a educação permanente”. Valdevir destacou que o grupo se empenhou para acompanhar sistematicamente as turmas uma a uma. “Buscamos atingir as individualidades e garantir a participação de todos. As turmas são pequenas justamente para garantir o espaço de fala de cada um, que é fundamental”.

As primeiras etapas das oficinas de formação iniciaram em junho. Cada oficina tem duas etapas, uma virtual síncrona e uma presencial, com os participantes de cada estado, além de atividades assíncronas orientadas e o processo de multiplicação. A realização das oficinas vai se estender até o mês de novembro. Neste período também serão realizadas as rodas de conversa e será desenvolvida a pesquisa sobre a participação e o controle social no SUS. Já o curso de formação de formadores teve sua primeira etapa presencial no mês de julho, terá etapas virtuais em agosto, setembro e outubro, com encerramento no mês de novembro, em nova etapa presencial, reunindo representantes de todos os estados.

Com informações da Ascom CNS

Gostou, então compartilhe!