Lideranças de movimentos sociais e organizações populares falam sobre a importância de debater a saúde pública nestas eleições municipais e fortalecer o SUS
A Campanha Vote Pelo SUS promovida pelo Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum DH Saúde) lançou uma série de Podcasts com o intuito de defender a democracia e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A cada episódio, lideranças de movimentos sociais e organizações populares apresentam um pouco do trabalho desenvolvido nos seus territórios de atuação e contam sobre a relevância do SUS nas suas ações.
A Campanha Vote Pelo SUS é desenvolvida nas Eleições Municipais de 2024 em todo o Brasil. As entrevistas conduzidas por Marcelo Araujo, abordam a importância do voto em candidatas e candidatos que defendam o SUS, o panorama atual da saúde e desafios percebidos na atuação dos movimentos sociais. Os convidados falam sobre a importância de uma saúde de qualidade e de como o sistema atua em seus territórios, apontando também visões de futuro sobre o fortalecimento da saúde pública brasileira.
Podcasts
A série conta com 11 podcasts que serão lançados antes das eleições municipais que ocorrem em 6 de outubro. O primeiro episódio teve a participação de Ruan Wendell, representante da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), movimento que possui 36 anos de história, estando presente nas 27 capitais do Brasil. “Quando a gente fala de saúde, falamos da população negra do Brasil, a gente também entra na questão da saúde tradicional e o que a população negra tem a oferecer”, disse. Wendell destaca que a população negra e os povos de terreiros atuam em conjunto com a ciência, cuidando também da espiritualidade. “Elas andam juntas, então não existe essa contradição de que a nossa espiritualidade, a nossa ancestralidade não compactua com a ciência. A gente compactua sim com a ciência, inclusive a gente anda junto para que a gente consiga desenvolver um SUS mais amplo, transversal, popular, que todo tipo de pessoa consiga acessar e se sentir, de fato, reconhecido no Sistema Único de Saúde”, finalizou.
No segundo episódio o entrevistado é Leonardo Aprígio, representante da Rede Jovem Rio+, movimento que também integra o Fórum DH Saúde e atua há 15 anos no Rio de Janeiro, promovendo ações de conscientização e apoio a adolescentes e jovens que convivem com HIV/AIDS. “Para além do acolhimento, a gente também tem compromisso de fazer incidências políticas nos territórios aqui do estado, justamente para a gente saber como é que está funcionando este atendimento e acolhimento nas redes públicas de saúde de pessoas vivendo com HIV. O tratamento de HIV e AIDS é oferecido gratuitamente e a única forma de retirar a medicação é exclusivamente pelo SUS, então a gente trabalha sempre com essa interseção, justamente entendendo que o fortalecimento do SUS está diretamente ligado à manutenção da vida das pessoas vivendo com HIV e AIDS”, pontuou.
A discussão sobre a democratização do SUS e a atuação da classe trabalhadora nessa conquista foi abordada na terceira edição da série que contou com a participação de Carmem Santiago, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Brasil). “A CUT sempre esteve presente à frente dessas maiores lutas e dois setores que são muito importantes, que é a saúde e educação. A CUT tem ajudado bastante nas Normas Reguladoras que tratam sobre vários temas da saúde do trabalhador e da trabalhadora, atuando também na participação do controle social. Acho que a CUT tem feito um papel extraordinário de articular a representação nos conselhos municipais, estaduais e no Conselho Nacional de Saúde”, conta.
Como ouvir o Podcast Vote Pelo SUS
Os Podcasts estão disponíveis no Spotify, no Amazon Music, no Deezer e no Yotube Music. Para acompanhar a série, basta acessar sua plataforma de áudio de preferência e buscar por “Vote pelo SUS 2024”.
Confira a lista de movimentos, organizações e entrevistados na série de Podcast Vote pelo SUS 2024:
- Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade) – Ruan Wendell (ouça agora)
- Rede Jovem Rio+ – Leonardo Aprígio (ouça agora)
- CUT Brasil (Central Única dos Trabalhadores) – Carmem Santiago (ouça agora)
- Contag (Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares) – Edjane Rodrigues Silva (ouça agora)
- MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) – Marcus Tadeu Barbosa
- Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares – Leandro Araújo da Costa
- Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) – Bil Souza
- MNCP (Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas) – Renata Souza
- MNPR (Movimento Nacional População de Rua) – Daniel Paz dos Santos
- UBM (União Brasileira de Mulheres) – Helena Piragibe
- ANAIDS (Articulação de Luta Contra a Aids) – Regina Bueno
Carta manifesto da Campanha Vote Pelo SUS
A campanha “Vote pelo SUS” foi lançada no dia 5 de agosto, em Brasília-DF, durante o Seminário do Fórum DH Saúde e na reunião do CNS com representantes dos conselhos estaduais de saúde. A campanha conta com um manifesto que foi construído em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e já conta com mais de 40 mil assinaturas. O Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), que também integra o Fórum e tem uma trajetória histórica na defesa de uma saúde pública de qualidade, é uma das entidades que assinam o manifesto que pode ser acessado AQUI