Campanha Vote pelo SUS: mobilização e conscientização em prol da Saúde Pública

“Dia D” divulgou a importância da defesa desse patrimônio público brasileiro durante as Eleições Municipais 2024

Uma ação em defesa do Sistema Único de Saúde, justamente no dia em que o SUS completou 34 anos de história. No dia 19 de setembro, ocorreu o “Dia D” da Campanha “Vote pelo SUS”, um marco que reafirmou a importância do acesso à saúde como um direito humano fundamental. Para mobilizar a população brasileira em defesa desse patrimônio, foi criada a campanha “Vote pelo SUS”, desenvolvida durante as Eleições Municipais de 2024. A iniciativa é do Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum DH Saúde), que reúne diversos movimentos sociais e entidades populares.

Com o objetivo de promover o debate sobre o fortalecimento do SUS e a necessidade de investimento nas três esferas públicas – municipal, estadual e federal – diversas ações estão acontecendo por todo o Brasil. Uma delas é um abaixo assinado da campanha, lançado em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e que já conta com mais de 40 mil assinaturas. O manifesto, que pode ser acessado em change.org/votepelosus2024, destaca a defesa do SUS e a necessidade de que candidatos e candidatas se comprometam com a melhoria da saúde pública. “Precisamos ter nas prefeituras e nas Câmaras de Vereadores pessoas comprometidas com o SUS, que conheçam e respeitem a saúde como um direito de todos”, afirma Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde.

O “Dia D” da campanha incluiu uma série de ações nas redes sociais, destinadas a disseminar em todo o Brasil a importância do SUS e da saúde pública. “A Campanha Vote pelo SUS tem o objetivo de discutir os projetos e propostas que as candidatas e candidatos têm para a saúde em nossos municípios. Convidamos lideranças, conselheiros e toda a população a assinar o manifesto e se unirem nessa luta”, disse Valdevir Both, educador popular do Ceap – Centro de Educação e Assessoramento Popular, entidade integrante do Fórum DH Saúde.

SUS é vida

A criação do SUS em 1988, oficializada em 19 de setembro de 1990, revolucionou o acesso à saúde no Brasil, oferecendo serviços gratuitos e integrais a todos os cidadãos. Antes da implementação do SUS, durante a ditadura militar, a assistência médica era restrita a quem podia pagar ou tinha carteira assinada, resultando em um cenário em que a maioria da população dependia de poucos hospitais e instituições filantrópicas. Hoje, o SUS é considerado um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo, permitindo que milhões de brasileiros tenham acesso a consultas, exames, cirurgias e atendimentos de emergência.

A importância do SUS se tornou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19, quando os atendimentos, internações e vacinas foram disponibilizados de forma gratuita para toda a população. O sistema inclui um complexo de serviços, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são essenciais para a manutenção da saúde pública. No entanto, o SUS enfrenta desafios de gestão e financiamento que precisam ser superados.

Faça a diferença você também: assine o manifesto Vote Pelo SUS

Com o apoio e engajamento da sociedade, a campanha “Vote pelo SUS” representa uma oportunidade única para fortalecer a defesa do SUS e garantir que a saúde continue a ser um direito de todos os brasileiros. Faltam 9 mil assinaturas para atingirmos 50 mil adesões ao manifesto mas, conforme o Fórum DH Saúde, mais que atingir metas a campanha visa divulgar e difundir a importância do SUS para a população e as futuras lideranças que devem atuar à frente das prefeituras e Câmaras de Vereadores.

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias