Atividade visa contribuir no fortalecimento de lideranças jovens rurais
Com o objetivo de fortalecer o envolvimento e a liderança da juventude na agricultura familiar, ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, em Passo Fundo/RS o Curso de Formação de Jovens da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – Fetraf-RS. A assessoria técnica da formação é realizada pelo Ceap – Centro de Educação e Assessoramento Popular.
Os participantes, reunidos na Escajur, local histórico para a juventude rural da região, participaram da primeira etapa do curso de formação que foi conduzida pelo educador popular e coordenador executivo do Ceap, Valdevir Both; com o auxílio na mediação de Cristine Klein, também da equipe do Ceap.
Conforme Both, o Ceap atua em assessorias organizativas e essa formação da Fetraf-RS é mais um exemplo de atuação da entidade. “O Ceap dentro do seu planejamento tem um eixo central, que é assessoria organizativa e política organizativa, junto especialmente a movimentos sociais que tem um caráter popular. Nessas assessorias, um dos parceiros estratégicos importantes é a Fetraf-RS. Nessa perspectiva, nós temos tido, já em edições anteriores, mas também nesse ano, uma assessoria em duas perspectivas, primeiro junto ao Coletivo de Mulheres e também uma assessoria junto ao Coletivo de Jovens da entidade, que está se constituindo, se fortalecendo e consolidando no Estado”, contou.
Entre os assuntos abordados nessa primeira etapa da formação estavam questões relacionadas ao sistema econômico capitalista, conceitos, história, seus pressupostos antropológicos, políticos, econômicos e culturais relacionados com a vida rural. Os dois dias de formação contaram com apresentação de trabalhos e dinâmicas que possibilitaram a abordagem dos temas de forma lúdica. “O Valdevir e a Cris têm uma dinâmica muito boa, eles trazem referências históricas e contemporâneas, o que faz com que a juventude conecte a realidade atual com o passado, trazendo também muitas dinâmicas que envolvem e fazem com que não se torne maçante. O Ceap tem um papel positivo de assessoria e para nós, enquanto Federação, é muito importante manter essa parceria”, disse o coordenador da Juventude Estadual da Fetraf-RS, André Junior Salles.
O curso contará com mais três etapas, até 2025. As demais etapas vão aprofundar temáticas e estratégias de como fortalecer o Coletivo de Jovens da Fetraf-RS.