Ceap contribui para o protagonismo da mulher agricultora familiar

Curso de Formação para Mulheres da Fetraf-RS conta com assessoria do Ceap

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – Fetraf-RS está promovendo o Curso de Formação de Mulheres, contando com a assessoria técnica do Ceap – Centro de Educação e Assessoramento Popular. A primeira etapa do Curso ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, em Passo Fundo/RS.

A formação foi conduzida pelas educadoras do Ceap Elenice Pastore e Nara Peruzzo; além da professora e pesquisadora Sirlei Gasparetto. O encontro reuniu cerca de 30 mulheres de todas as regiões de atuação da Fetraf-RS.

Conforme Elenice, o curso tem o objetivo de fortalecer a estrutura organizativa das mulheres da Fetraf-RS e contribuir na construção de alternativas para o desenvolvimento solidário e sustentável da agricultura familiar.

Segundo Nara, o Curso é resultado do processo iniciado em 2023 com turmas regionais no estado. “A importância de fazer um curso de formação para e com as mulheres da Fetraf-RS está, principalmente, em contribuir para que cada vez mais a presença feminina esteja nos espaços, fortalecendo a luta da agricultura familiar e, consequentemente, o reconhecimento das mulheres como sujeitos de direitos e sujeitos que lutam por direitos”, disse.

O curso contará com mais três etapas formativas reunindo a turma estadual, sendo finalizado em 2025. A formação visa promover o empoderamento de mulheres agricultoras familiares para ocupar espaços de decisão, representação e organização.

Formação

As ações dos Coletivos de Mulheres, além de assuntos relacionados aos desafios e às perspectivas, assim como o processo de construção de cidadania da mulher agricultora familiar foram temas abordados na formação. “Além das etapas formativas, o curso tem caráter multiplicador. Cada mulher participante será uma multiplicadora em sua região. Para isso, cada mulher, a partir de metodologias participativas, construirá um plano de ação, levando em consideração as demandas da região, o planejamento do coletivo estadual e as resoluções do Congresso, para o ano de 2025. O Ceap contribui no processo de estruturação e organização do curso”, explicou Nara.

A coordenadora de Mulheres da Fetraf-RS, Cleonice Back, destaca a importância da formação e parceria entre as entidades. “Em nome da Fetraf-RS, a gente quer agradecer a parceria que estabelecemos junto com o Ceap nesse processo de formação de mulheres e jovens. Sabemos que a formação tem um papel fundamental para potencializar a participação das mulheres, para que elas se sintam mais preparadas, empoderadas para estar na direção do sindicato, estar participando dos conselhos, estar atuando no movimento sindical, mas principalmente também construindo a luta e a organização das mulheres agricultoras familiares”, disse.

Cleonice destaca os avanços conquistados pela categoria e as perspectivas de futuro. “Nós avançamos muito nos últimos anos enquanto mulheres agricultoras familiares, mas a gente sabe que temos muitos desafios pela frente e essa mudança perpassa pela formação. Nós só teremos mais lideranças, mais mulheres no sindicato, nas cooperativas, nas câmaras de vereadores, nos espaços de poder e decisão se nós construirmos um processo de formação. E nós, enquanto mulheres agricultoras familiares, queremos também que nunca falte comida, comida saudável, comida de verdade”, pontuou.

Fotos: Comunicação Fetraf-RS e Ceap

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias