Centro de Educação e Assessoramento Profissional

CEAP participa de reunião sobre agenda internacional com Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, acompanhado de Valdevir Both, coordenador do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), Paulo César Carbonari, da coordenação nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH Brasil) e Thamiris Oliveira, assessora técnica do CNS realizaram uma reunião com o Senador Federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) Renan Calheiros.

O encontro aconteceu no dia 9 de agosto, no Senado Federal, em Brasília/DF. O grupo dialogou sobre a atuação internacional do CNS junto à CRE, considerando que no próximo mês de setembro o Brasil será avaliado no Comitê dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas. O objetivo é realizar uma missão internacional com foco em Saúde e Direitos Humanos, no âmbito da pandemia de Covid-19.

A aproximação entre o CNS e a comissão do Senado Federal faz parte de uma cooperação entre o Conselho, a Opas/OMS e a Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH). “Temos uma relação com o Senado Federal desde a época da CPI da COVID-19, quando o CNS subsidiou a CPI com vários documentos, por exemplo. O CNS continua empenhado em buscar a responsabilização de autoridades brasileiras que foram omissas ou diretamente responsáveis por crimes contra os direitos humanos e a saúde coletiva durante a pandemia”, destacou Pigatto.

Fonte: Ascom CNS

Gostou, então compartilhe!