CNS, Ceap e Conselhos Estaduais de Saúde discutem Formação para o Controle Social no SUS

O projeto de Formação para o Controle Social no SUS chega à sua terceira edição em 2023. A nova proposta de formação nacional, consolidada após um processo participativo de avaliação das etapas anteriores, foi apresentada em reunião virtual, no dia 3 de abril, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), com representantes dos Conselho Estaduais de Saúde (CES).

No encontro foi apresentado o planejamento de ações do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS, que agora se chama “Participa+”, visando o diálogo para a pactuação das atividades propostas. O programa de formação é desenvolvido pelo CNS e Ceap, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo é qualificar a atuação de conselheiros e conselheiras de saúde e lideranças dos movimentos sociais através da formação, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento.

A conselheira nacional de saúde Sueli Barrios, que coordena a Comissão de Educação Permanente (CIEPCSS) do CNS, responsável pela organização do projeto, reafirma o compromisso da comissão nacional no fortalecimento das Comissões Estaduais de Educação Permanente. “Nosso encontro de hoje fortaleceu a construção de um projeto compartilhado de educação permanente, que só é possível porque é pensado e executado no coletivo”, avaliou Sueli.

Segundo Sueli, o objetivo é estruturar as comissões estaduais para que se possa formar uma grande rede de educação permanente no país, com capacidade para desenvolver processos formativos descentralizados a partir das necessidades dos territórios e assim qualificar a atuação dos atores nos espaços de controle e participação social onde atuam.

“O grande desafio que se põe ao Participa+ neste momento histórico – tanto mundial, quanto brasileiro – é contribuir no fortalecimento da democracia, com participação e espaços de controle social, especialmente da saúde”, analisou Valdevir Both, coordenador executivo do Ceap, ao contextualizar a conjuntura em que o projeto é apresentado. “Nós temos a tarefa de fortalecer o Sistema Único de Saúde, que é um dos grandes patrimônios do povo brasileiro”, concluiu Both.

A 3ª edição do projeto de formação será lançada ainda em abril e, em breve, serão divulgadas programação e formas de participação.

* Fonte: Ascom/CNS

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias