II Etapa da formação abordou o conceito de saúde para povos de matriz africana, para povos indígenas e ocidentais
Em preparação para a próxima edição do Projeto Participa+ está ocorrendo o Curso de Formação de Educadoras e Educadores. Dividido em seis etapas, realizadas de forma virtual e presencial, o curso visa preparar a equipe para conduzir as oficinas de formação para conselheiras e conselheiros de saúde em todo o Brasil.
A segunda etapa do curso foi realizada de forma presencial, em Passo Fundo/RS e abordou conteúdos relacionados aos conceitos de saúde, aprofundando seu significado para os povos de matriz africana, para os povos tradicionais indígenas e para os povos ocidentais. A mística de abertura contou com a participação do babalorixá Ipácio Carolino, representante dos povos de terreiro.
Na terça-feira, 13 de novembro, o curso contou com a assessoria de Bàbá Hendrix Silveira, que falou sobre “Conceito de Saúde nas Tradições de Matriz Africana e suas implicações no Brasil: perspectiva Afroteológica”. Bàbá apresentou como a religiosidade africana vê a saúde, as doenças, visões de presente e futuro, terminologias, abordando também sobre estereótipos e preconceitos enfrentados pelos povos ancestrais africanos.
Estereótipos sobre sua atuação e forma de vida também é um desafio enfrentado pelos povos tradicionais indígenas, situação que foi pontuada pelo professor e pesquisador Walmir da Silva Pereira que abordou o tema “Conceitos de saúde indígena e suas implicações no Brasil”.
Dando continuidade à formação, na quarta-feira, 14 de novembro, o curso abordou a temática “Conceito de saúde para os povos ocidentais e suas implicações no Brasil”, contando com a assessoria de Emerson Elias Merhy, que participou de forma virtual apresentando um panorama sobre o assunto aos participantes.
Por fim, aconteceu um debate sobre o histórico da luta pelo direito humano à saúde e a trajetória da construção do Sistema Único de Saúde, o SUS. A partir dos debates anteriores e tendo como referência a cartilha utilizada nas oficinas do Participa+ foram apontados desafios e novas perspectivas para o trabalho de formação de lideranças. A terceira etapa do curso acontece no próximo dia 19/11, de forma virtual. Nos dias 9 a 11 de novembro será realizada mais uma etapa presencial do curso, desta vez em Brasília/DF.