Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Desafios e potenciais da educação popular e permanente são tema de debate na 17ª CNS

O Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) foi convidado a participar do painel de debates “A participação e o controle social no SUS: desafios e potenciais da educação popular e da educação permanente”, no dia 2 de julho, em uma das atividades ligadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília-DF. A atividade autogestionada foi organizada pela Plataforma IdeiaSUS, vinculada à Fiocruz e buscou contribuir com a preparação dos debates que ocorreram ao longo dos quatro dias de conferência.

O painel de debates contou com a participação da educadora popular e diretora organizativa do Ceap, Nara Aparecida Peruzzo, mestre e doutora em educação. Nara abordou os avanços e possibilidades de participação e controle social no Brasil, a partir dos acúmulos e experiências do projeto “Participa+ formação para o controle social no SUS”.  Também participou do painel  Osvaldo Peralta Bonetti, enfermeiro, educador popular e mestre em saúde coletiva, tecnologista da Fiocruz Brasília, que falou sobre os avanços e possibilidades de participação e controle social no Brasil, a partir dos acúmulos e experiências do Curso Livre de Formação de Educadores para o Controle Social e a Participação Popular no SUS. Como debatedor foi convidado o conselheiro de saúde Neilton Araújo de Oliveira, integrante da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde.

A atividade contou com aproximadamente 100 participantes, entre delegados/as e convidados/as da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Foi uma oportunidade de dialogar sobre a importância e desafios de processos formativos como o Participa+, além de possibilitar a divulgação das atividades do projeto e do processo de inscrição. A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) firmaram uma parceria para formação da Comunidade de Práticas de Participação e Controle Social no SUS, que abrigará centenas de experiências do campo da Participação e do Contole Social.

.
Com informações da Fiocruz

Gostou, então compartilhe!