Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Dia Mundial da Saúde 2024 destaca o tema “Minha saúde, meu direito”

Saúde é um direito humano! Saúde não tem relação somente com questões biológicas e individuais, mas também com fatores externos, como o meio social no qual as pessoas estão inseridas. Saúde é um bem coletivo, por isso direito de todas as pessoas e responsabilidade do Estado, que deve usar parte do seu orçamento para garantir a saúde da sua população, em busca do bem viver.

O tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”. Ele foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação.

O direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado no mundo. Os conflitos devastam vidas e causam morte, dor, fome e sofrimento psicológico. O Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS (Organização Mundial da Saúde) concluiu que, embora pelo menos 140 países reconheçam a saúde como um direito humano na sua constituição, apenas quatro mencionaram como financiá-la. Saúde não é gasto, é investimento, por isso defendemos o fortalecimento do SUS e a participação popular no seu controle social. Falar de direito humano à saúde é falar de uma conquista coletiva, de um bem que é essencial e que constitui um dos principais valores para as pessoas. Saúde significa vida e dignidade.

Gostou, então compartilhe!