Diálogos sobre a Defesa do SUS: ciclo de seminários abordará importância da política pública de saúde no Brasil

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) irão realizar o ciclo de seminários “Diálogos sobre a Defesa do SUS”. O estado de São Paulo será o primeiro a debater o tema, na terça (16/08), às 9h. Os seminários acontecerão em todos os estados e Distrito Federal, em formato virtual, com duração de aproximadamente uma hora e meia.

A transmissão será ao vivo pelo Youtube do CNS e do Ceap.

Na terça (16/08), às 17h, o seminário será promovido para o público do Piauí, na quarta (17/08), às 19h, para a população do Amazonas, na sexta (19/08) para o Distrito Federal, às 16h, e para o Espírito Santo, às 14h. Também já estão agendados seminários para Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conforme programação abaixo.

Os encontros integram o Projeto de Formação para o Controle Social no SUS, realizado pelo CNS e Ceap em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo é promover um amplo diálogo com a sociedade brasileira sobre a importância do Sistema Único de Saúde e o papel que o SUS desempenhou durante a pandemia de Covid-19.

“Queremos ampliar o diálogo com a sociedade falando sobre importância e a relevância da política pública de saúde no Brasil. É preciso fortalecer a defesa do SUS diante dos ataques que vem sofrendo nos últimos anos, em uma estratégia de desconstrução do sistema”, afirma o educador popular do Ceap, Jorge Gimenes. 

Os palestrantes dos seminários irão abordar o grave desfinanciamento do sistema, passando pelo congelamento de investimentos públicos em Saúde, ocasionado pela Emenda Constitucional (EC) 95, que causou impacto significativo na área, até a urgente ampliação de recursos ao SUS.

Também estará em pauta, um diálogo com a sociedade a partir da conjuntura política das eleições, uma vez que Saúde e direito humano à Saúde devem estar no centro dos debates eleitorais.


Confira a programação preliminar:

  • 16/08, às 9h – São Paulo 
  • 16/08, às 17h – Piauí 
  • 17/08, às 19h – Amazonas 
  • 19/08, às 16h – Distrito Federal  
  • 19/08, às 14h – Espírito Santo 
  • 23/08, às 15h – Minas Gerais 
  • 02/09, às 14h – Rio Grande do Sul 
  • 06/09, às 14h – Santa Catarina 

Acompanhe ao vivo pelo Youtube do CNS e do Ceap.



Fonte: Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias