Com múltiplos materiais informativos e engajamento por todo país, campanha ultrapassou 42 mil assinaturas em manifesto de defesa do SUS
Campanha realizada em todo o Brasil impactou milhares de pessoas e mobilizou outras tantas com um único objetivo: a defesa do Sistema Único de Saúde, o SUS. No dia 6 de outubro, milhões de brasileiros foram às urnas no 1º turno das Eleições Municipais 2024 e um dos destaques de todo o processo foi a Campanha Vote Pelo SUS, promovida pelo Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum DH Saúde), que congrega entidades populares e movimentos sociais que atuam com o tema da saúde. O engajamento destas organizações, entre elas o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), garantiu o sucesso desta iniciativa.
A Campanha contou com criação de identidade visual, materiais gráficos e impressos, moldura para fotos nas redes sociais, vinhetas para programas de rádios, matérias jornalísticas, vídeos depoimentos, série de podcast com lideranças de todo o Brasil, entre outros. Mas seu principal material foi o manifesto em defesa da saúde pública nas Eleições Municipais 2024, elaborado e lançado pelo Fórum DH Saúde e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) em uma atividade conjunta, no dia 5 de agosto, em Brasília/DF.
No “Dia D” da Campanha, realizado em 19 de setembro, dia em que o SUS celebrou seus 34 anos de história, lideranças, entidades e a população em geral foi convidada a publicar em suas redes sociais materiais da campanha, contribuindo para que ela chegasse a mais pessoas. Tanto as ações realizadas de forma virtual, como as atividades presenciais com os materiais informativos ajudaram na discussão sobre a importância do SUS para toda a população brasileira. “Muitas vezes a pessoa tem a intenção de discutir, mas tem uma limitação de materiais. Os textos e audiovisuais são instrumentos populares que ajudaram a fazer essa discussão, por isso montamos esses materiais com o cuidado de demonstrarmos a diversidade das representações, observando também a acessibilidade como elemento fundamental. O manifesto superou as 42 mil adesões, além disso, em cinco dias tivemos um vídeo que ultrapassou as 60 mil visualizações, o que mostra a importância desse debate”, pontuou o educador popular e coordenador executivo do Ceap, Valdevir Both.
Considerado um sucesso, o manifesto publicado na plataforma change.org/votepelosus2024 conquistou até o primeiro turno das eleições mais de 42 mil assinaturas. Nele são apresentadas algumas diretrizes que salientam a importância da defesa do SUS, da democracia e da saúde como um direito humano universal, integral, equitativo e com participação popular. “A campanha Vote pelo SUS foi fundamental para a garantia da eleição de vereadoras e vereadores comprometidas e comprometidos com o Sistema Único de Saúde e também prefeitos, prefeitas e vices”, disse o presidente do CNS, Fernando Pigatto.
Debate sobre a saúde
Ouvir propostas, discutir ideias, apresentar problemas e soluções fazem parte do período eleitoral, onde eleitores têm a oportunidade de conversar com lideranças e ponderar sobre quem deverá lhes representar junto ao poder executivo e legislativo municipal. Para a educadora popular do Ceap, Nara Peruzzo, esse período é valioso pelas oportunidades de debate que oferece. “O período eleitoral é um período muito importante para discutir com candidatas e candidatos propostas e projetos para o nosso município. E a Campanha buscou apresentar propostas para a defesa do SUS e ao mesmo tempo denunciar aquilo que precariza e desestrutura o Sistema”, disse.
Nara pontua que essa é a segunda edição da Campanha, que também foi realizada nas Eleições de 2022. “A campanha contribuiu nesse processo, provocando lideranças, conselheiras e conselheiros de saúde, dialogando com candidatas e candidatos, comprometendo-os para a defesa do SUS. Foi incrível a dimensão que ela tomou neste ano, se comparada à edição anterior. É importante ter presente que a Campanha faz parte de um processo e que ao fim do pleito eleitoral, devemos fiscalizar, monitorar e dialogar permanentemente com eleitas e eleitos, para que de fato defendam o SUS”, lembrou Nara.
Both destacou ainda que a parceria do Fórum DH Saúde com o CNS foi fundamental pela sua capacidade de mobilização dos conselhos estaduais e municipais de saúde, além de entidades e lideranças. Atividades presenciais organizadas por movimentos, entidades e conselhos que chamaram candidatos para discutir o tema também auxiliaram. “A avaliação é bastante positiva e mostra a importância de fazermos esse tipo de iniciativa para ajudar no debate das eleições, especialmente porque muitas vezes o debate é limitado a algumas questões morais, que numa democracia são postos e legítimos, mas limitar e esconder os debates estruturais das políticas públicas não ajuda, então esse tipo de campanha faz justamente uma contribuição na direção de um debate sobre o futuro no Sistema Único de Saúde”, pontuou.
Campanha continua no 2º turno das Eleições
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 51 cidades, sendo 15 capitais, devem realizar o 2º turno das Eleições Municipais. Diante disso, a Campanha Vote pelo SUS segue ocorrendo, com uma oportunidade a mais para as cidades em que os eleitores devem retornar às urnas no dia 27 de outubro. “É importante dizer que a campanha ainda não acabou, porque temos segundo turno. Portanto, essa campanha precisa ser intensificada para que a gente tenha resultados melhores ainda no segundo turno, elegendo pessoas comprometidas com o Sistema Único de Saúde”, salientou o presidente do CNS.
O vídeo institucional da Campanha “Vote pelo SUS”, que destaca a importância da defesa do SUS, pode ser assistido no canal do Ceap no Youtube. Mais informações sobre a Campanha podem ser conferidas no site forumdhsaude.org.br. Os Podcasts estão disponíveis no Spotify, no Amazon Music, no Deezer e no Yotube Music. Para acompanhar a série, basta acessar sua plataforma de áudio de preferência e buscar por “Vote pelo SUS 2024”.