Juventude e a organização sindical: 2ª Etapa do Curso de Formação de Jovens da FETRAF-RS

Com o objetivo de fortalecer o envolvimento e a liderança da juventude na agricultura familiar, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul -FETRAF-RS promoveu a 2ª Etapa do Curso de Formação de Jovens, nos dias 11 e 12 de março, em Passo Fundo/RS. A iniciativa contou com a assessoria técnica do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e reuniu jovens agricultores para discutir temas fundamentais para o futuro do campo.

A programação do curso contou com a participação do professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Willian Simões, que abordou o tema “Jovem do campo: sujeito e assujeitamento social no mundo”. A dinâmica proposta pelo professor envolveu uma encenação teatral como ponto de partida para reflexões sobre a identidade e os desafios da juventude rural. A partir dessa interação, os participantes foram estimulados a expressar suas percepções sobre ser jovem na agricultura familiar, antes de serem apresentados a dados e informações relevantes sobre o panorama do setor.

A formação contou também com um painel com o coordenador-geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, que discutiu a “Organização sindical da juventude da agricultura familiar”. Em sua fala, Cenci ressaltou a importância do engajamento dos jovens na estrutura sindical, contextualizando histórica e socialmente a evolução dos sindicatos. A atividade incluiu uma dinâmica interativa em que os participantes foram convidados a refletir sobre o significado e a função dos sindicatos, além de sugerirem ações para a melhoria da qualidade de vida no campo e para a sucessão rural. “O Brasil e o mundo vivem um momento de grandes transformações. Na agricultura, temos o desafio de transitar para um modelo de produção mais adequado à agricultura familiar. Nesse sentido, a formação dos jovens é estratégica, pois precisamos capacitá-los e envolvê-los no processo de organização e luta pelos seus direitos”, destacou Cenci.

Cristine Klein, educadora popular do Ceap, acompanhou e auxiliou todo o processo formativo, reforçando a importância de atividades que estimulem a reflexão coletiva e a construção de soluções para os desafios enfrentados pelos jovens agricultores.

O Curso de Formação de Jovens da FETRAF-RS se consolida como um espaço para o fortalecimento da juventude rural, promovendo conhecimento, reflexão e a construção de caminhos sustentáveis para o futuro da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O curso deve contar com mais etapas para aprofundar temáticas e estratégias para o fortalecimento do Coletivo de Jovens da FETRAF-RS.


Fotos: Divulgação

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias