Este livro apresenta análises de dezenas de pesquisadores e educadores populares envolvidos com a segunda edição do projeto Participa +, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular, em parceria com o Conselho Nacional da Saúde e financiado pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil. Os trabalhos aqui apresentados relatam o percurso e o desenvolvimento de um projeto que enfrentou o desafio de manter a participação e o controle social ativos e renovados durante a pandemia.
Os Conselhos Estaduais de Saúde ganharam uma atenção especial. A pandemia de Covid-19 trouxe desafios significativos, como o isolamento social, que exigiu a busca por alternativas e inovações. As tecnologias digitais se tornaram ferramentas essenciais para a continuidade das atividades dos conselhos, com reuniões virtuais, consultas públicas online e o uso de plataformas virtuais e redes sociais. Como forma de ampliar as noções de participação social em saúde, também apresentamos revisões da literatura sobre o tema na América.
Esperamos fornecer insights valiosos para gestores, profissionais de saúde, acadêmicos e todos os interessados na construção de sistemas de saúde mais democráticos, inclusivos e resilientes. A participação social é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos em saúde, este livro visa promover o debate para aprimorar nossos modelos de participação e fortalecer a saúde pública em meio a crises e incertezas.
Ano de publicação: 2024
Organizadores: Henrique Kujawa, Frederico Viana Machado e Rodrigo Silveira Pinto
ISBN: 978-65-5462-031-4
Editora: Rede Unida