A primeira oficina do Programa PARTICIPA+ formação para o controle social no SUS aconteceu no dia 7 de junho, reunindo 35 conselheiros(as) de saúde e lideranças de movimentos sociais do Maranhão. A abertura contou com a participação de Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Sueli Barrios, Coordenadora da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS/CNS).
As oficinas acontecem na modalidade híbrida, com a primeira etapa de forma virtual síncrona e a segunda etapa de forma presencial. A segunda etapa já tem data definida e acontece dias 20 e 21 de junho, na cidade de São Luiz/MA, reunindo o mesmo grupo de participantes. Além das duas etapas de encontros, acontecem atividades assíncronas, ou seja, sem a necessidade de interação em tempo real ou de acompanhamento de educadores, possibilitando que cada participante realize as tarefas no horário que for mais conveniente. O programa também propõe um processo de multiplicação.
As Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS, são um momento importante de formação para conselheiros(as) de saúde e lideranças sociais que atuam no tema. A partir das diretrizes da Política Nacional de Formação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS, problematiza temas como conceitos de saúde, história da política pública de saúde no Brasil, o SUS, seus princípios, diretrizes, grandes desafios, modelos de atenção de saúde, financiamento e orçamento, controle social e democracia, entre outros, sempre a partir dos territórios e de metodologias participativas e dialógicas. Oferece ainda, vários subsídios pedagógicos, tanto para o desenvolvimento das oficinas, quanto para aprofundamentos posteriores.
Essa é a terceira edição do programa, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e organizada pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS.