
7ª Etapa do Curso de Formação reúne grupo que vai conduzir as oficinas em todos os estados brasileiros ao longo deste ano
A 7ª Etapa do Curso de Formação de Educadoras e Educadores do Projeto Participa+ foi um momento de reencontro, fortalecimento e encaminhamentos finais para a realização das Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS em 2025. Realizada entre os dias 10 e 11 de abril, em Passo Fundo (RS), a atividade reuniu educadoras e educadores populares para o último encontro presencial antes do início das oficinas.
O Projeto Participa+ é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e organizado pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (CIEPCSS/CNS).
Nesta etapa, foi realizada uma Oficina Piloto, onde educadores puderam vivenciar, testar e discutir metodologias e temáticas que integram as oficinas. Segundo Nara Peruzzo, educadora popular do Ceap, a formação é um processo contínuo. “Tivemos várias etapas no ano anterior, tanto presenciais quanto virtuais, abordando temas como o financiamento do SUS, diferentes concepções de saúde — desde as visões dos povos de matriz africana e tradicionais até a concepção ocidental — além da regionalização no SUS, redes de atenção à saúde, instrumentos de planejamento e os desafios da participação social”, destacou.



Os referenciais metodológicos desenvolvidos ao longo das etapas culminaram na Oficina Piloto, promovendo uma troca de experiências entre educadoras e educadores já experientes na condução das oficinas, com novos integrantes da equipe. Também foi oportunidade do contato coletivo com os materiais que serão utilizados nos territórios. A atividade foi, ao mesmo tempo, prática e formativa, consolidando os aprendizados e alinhando a atuação nas oficinas que ocorrerão ao longo do ano.
A etapa anterior, de número 6, ocorreu de forma virtual e teve como foco a saúde indígena, com destaque para o funcionamento do subsistema indígena e seus mecanismos e instâncias de controle social.
Preparação para as Oficinas
O encontro contou também com a participação das equipes de administração, logística, mobilização e comunicação do projeto. Na oportunidade, foram pactuados os fluxos de trabalho e apresentada a estrutura organizativa para a execução das ações em 2025. No final da atividade, foram entregues os kits de trabalho, com materiais que serão utilizados nas primeiras oficinas presenciais a serem realizadas nos estados.




Participa+ 2025: inscrições abertas
Em 2025, o Projeto Participa+ realizará 110 oficinas em todos os estados do Brasil. A jornada começa no Chuí (RS) e se encerra no Oiapoque (AP), simbolizando o alcance nacional da iniciativa e a presença ativa do Conselho Nacional de Saúde em todo o território nacional.
As oficinas ocorrem entre os dias 22 de abril e 30 de novembro de 2025, em formato híbrido: com uma primeira etapa virtual, seguida de atividades assíncronas por cerca de 15 dias e, posteriormente, uma etapa presencial, com dois dias de duração.
Nesta edição, cada estado contará com uma Oficina de Formação com recursos ampliados de acessibilidade. A proposta é garantir infraestrutura e condições adequadas para a participação de pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão.
As datas e locais das oficinas presenciais serão divulgados no site participamais.ceap-rs.org.br. Para realizar a pré-inscrição, os interessados devem acessar o site, selecionar seu estado e escolher a cidade mais próxima para participar da etapa presencial.
Esta é a quinta edição do Projeto Participa+, que tem como objetivo qualificar a atuação de conselheiras e conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais, por meio da educação permanente, fortalecimento institucional e produção de conhecimento.



Fotos: Comunicação/Ceap