Centro de Educação e Assessoramento Profissional

PARTICIPA+ está com inscrições abertas para oficinas de formação para o Controle Social no SUS em 2024

Grupo de Oficina de Formação realizada no Amazonas, em 2023

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) estão com inscrições abertas para o Projeto de Formação para o Controle Social no SUS, chamado de PARTICIPA+. Entre as atividades do projeto estão Rodas de Conversa Temáticas e Oficinas de Formação. Pessoas interessadas em participar das oficinas já podem começar a fazer sua pré-inscrição no site do projeto – www.participamais.ceap-rs.org.br. Neste ano serão oferecidas 82 oficinas, em todos os estados brasileiros, contemplando diferentes regiões do país.

O programa é desenvolvido por meio da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, do CNS. As oficinas contam com 40 vagas, sendo 28 para conselheiras e conselheiros de saúde e 12 vagas para lideranças de movimentos sociais que atuam no tema. Elas ocorrem em formato híbrido, com a primeira etapa realizada de forma virtual, depois com atividades assíncronas durante um intervalo de aproximadamente 15 dias e a segunda etapa sendo realizada de forma presencial.

Neste ano uma novidade é a ampliação do número de oficinas, buscando facilitar a participação. Assim que cada estado definir as datas e locais das oficinas, as informações serão divulgadas no site do projeto. A pré-inscrição para participar da Oficina de Formação deve ser realizada diretamente no site. Para preencher o formulário de pré-inscrição, selecione primeiro seu estado. Serão exibidas as cidades onde serão realizadas as etapas presenciais, escolha a opção mais próxima da sua residência e siga com o preenchimento das informações.

O PARTICIPA+ está na quarta edição da Formação para o Controle Social no SUS, desenvolvida pelo CNS e Ceap, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo é qualificar a atuação de integrantes dos Conselhos de Saúde e lideranças dos movimentos sociais através da educação permanente, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento. A seleção de quem vai participar como integrante dos Conselhos de Saúde será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde de cada estado. A seleção das lideranças será feita pelos Movimentos Sociais. Os selecionados serão informados por email ou whatsapp. Maiores informações e inscrições podem ser feitas diretamente no site www.participamais.ceap-rs.org.br.

Gostou, então compartilhe!