Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Participa+: Programa de Formação para o Controle Social no SUS está com inscrições abertas

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) estão com as inscrições abertas para o Participa+: Formação para o Controle Social no SUS. Entre as atividades do programa estão o Curso de Formação para Formadores, Rodas de Conversas Temáticas e Oficinas de Formação. A primeira oficina terá início dia 7 de junho, no Maranhão, conselheiros(as) de saúde ou lideranças de movimentos sociais interessados em participar devem se inscrever pelo formulário online.

O Participa+ está na terceira edição da Formação para o Controle Social no SUS, desenvolvida pelo CNS e Ceap, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo é qualificar a atuação de conselheiros(as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais através da educação permanente, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento.

O programa é desenvolvido por meio da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, do CNS. No mês de junho, serão oferecidas oficinas para os públicos do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. As oficinas contam com 35 vagas, sendo 24 para conselheiros(as) de saúde e 11 vagas para lideranças de movimentos sociais.

Elas ocorrem em formato híbrido e problematizam temas como conceitos de saúde, história da política pública de saúde no Brasil, do SUS, seus princípios, diretrizes, grandes desafios, modelos de atenção de saúde, financiamento e orçamento do SUS, controle social e democracia entre outros, sempre a partir dos territórios e de metodologias participativas e dialógicas.

A seleção dos(as) conselheiros(as) será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde e das lideranças pelos Movimentos Sociais. Os selecionados serão informados por email ou whatsapp.

Formação de Formadores

Diferente das Oficinas de Formação, este curso é destinado para os integrantes das Comissões de Educação Permanente dos Estados e lideranças sociais articuladas a elas. Será um espaço de estudo, aprofundamento e mobilização de 81 pessoas. O curso será realizado na modalidade híbrida, intercalando etapas presenciais, virtuais e atividades assíncronas e contará com três turmas de 27 pessoas cada. Em breve, será divulgado o calendário de atividades dos cursos, que deverão acontecer até novembro de 2023. Saiba mais aqui.


Rodas de Conversas Temáticas

Nas rodas de conversas temáticas do SUS, os(as) conselheiros(as) de saúde e lideranças sociais terão um espaço para dialogarem sobre seus territórios, suas lutas, suas experiências e se somarem na transformação da sua realidade para melhor. Clique aqui e saiba mais.


Histórico

A formação de lideranças e conselheiros(as) de saúde vem se consolidando desde 2016, quando iniciou a 1ª edição do projeto, finalizado em 2018.  Na ocasião, contou com o apoio e engajamento de vários movimentos sociais e entidades com atuação no direito humano à saúde e a participação direta dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES) e respectivas Comissões de Educação Permanente e de vários Conselhos Municipais de Saúde (CMS).

A 2ª Edição do projeto foi implementada no período 2019/2021, após um processo de avaliação da edição anterior que ampliou ainda mais as parcerias que se somaram à iniciativa. Nesta edição, as oficinas e o número de participantes foram redefinidos para que a abordagem dos temas e o compromisso com a multiplicação fossem intensificados.

Ø  FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA AS OFICINAS DE FORMAÇÃO

Ø  CONHEÇA O CURSO FORMAÇÃO DE FORMADORES

Ø  SAIBA MAIS SOBRE AS RODAS DE CONVERSAS TEMÁTICAS

Fonte: Ascom CNS

.

Gostou, então compartilhe!