O projeto de pesquisa A Pandemia de Covid-19 e os impactos no controle social do SUS: dinâmicas, pautas e estratégias dos Conselhos de Saúde 2019-2021 está inserido no projeto Formação de Conselheiros de Saúde – 2ª Edição, firmado mediante Carta Acordo SCON2019-00192 entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde, Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde – OPAS /OMS e executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). O mesmo foi aprovado, organizado e iniciado sua implementação antes da conjuntura da pandemia. Os primeiros meses de isolamento social como medida sanitária de prevenção a disseminação da Covid-19 provocou, no entanto, grande impacto e uma relativa paralisação do projeto.
Na readequação do projeto de formação como um todo, desafiados pelo contexto pandêmico, se coloca a pergunta: como os Conselhos de Saúde estão atuando neste novo contexto? Quais os desafios que estão enfrentando? Que inovações estão produzindo em relação às dinâmicas, às pautas e estratégias no exercício do controle social no SUS?
Frutos destas inquietações e certos de que podemos aprender com este novo contexto e com as práticas do controle social, surgiu o projeto A Pandemia de Covid-19 e os impactos no controle social do SUS: dinâmicas, pautas e estratégias dos Conselhos de Saúde 2019-2021, tendo como objetivo construir um diagnóstico sobre os impactos do covid 19 no controle social do SUS, bem como as alterações nas dinâmica, pautas e estratégicas de suas instâncias.
A pesquisa resultou em sete produtos:
Democracia e SUS
O controle social e a pandemia
A educação permanente e a defesa do SUS
A educação permanente e a pandemia