Saúde pauta debate eleitoral brasileiro

Tema foi abordado durante 1º turno das eleições e segue com destaque nos municípios em que haverá 2º turno

O 2º Turno das Eleições Municipais de 2024 está próximo, neste domingo 27 de outubro, 51 municípios, entre eles 15 capitais devem levar seus eleitores novamente para às urnas. Um dos temas de destaque em discussão foi o financiamento e gerenciamento da saúde nos municípios.

Seja para denunciar a falta de infraestrutura ou mesmo para apontar caminhos para o setor, discutindo a necessidade de mais exames, consultas com especialistas, filas para cirurgias, melhor atendimento à população… o tema da saúde sempre esteve em destaque no debate eleitoral.

Realizada nas Eleições Municipais de 2024, a Campanha “Vote pelo SUS” é promovida pelo Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum DH Saúde), que congrega diferentes entidades populares e movimentos sociais que atuam com o tema da saúde em todo o país. A campanha contou com o engajamento destas organizações, entre as quais o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), além do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

As eleições municipais são fundamentais para a vida da população, pois são nelas que se elegem prefeitas e prefeitos, além de vereadoras e vereadores, responsáveis ​​pela gestão das cidades e pela implementação de políticas públicas que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, buscando destacar o papel essencial do SUS no acesso universal à saúde pública e promover o voto em candidatas e candidatos comprometidos com seu fortalecimento.

A campanha conta com uma carta manifesto lançada pelo Fórum DH Saúde e o CNS que já ultrapassou 42 mil assinaturas e continua recebendo adesões no 2º Turno das Eleições 2024, podendo ser acessada pelo link change.org/votepelosus2024.

Materiais de campanha

O SUS é um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo, responsável por fornecer atendimento gratuito a milhões de brasileiros, desde ações de fiscalização, consultas médicas, até procedimentos complexos e a Campanha “Vote pelo SUS” busca mobilizar a sociedade para a proteção desse patrimônio público.

A Campanha contou com uma identidade visual personalizada, materiais gráficos e impressos, moldura para fotos nas redes sociais, vinhetas para programas de rádios, matérias jornalísticas, vídeos, depoimentos, série de podcast com lideranças de diferentes movimentos sociais, entre outros.

Os Podcasts estão disponíveis no Spotify, no Amazon Music, no Deezer e no Yotube Music. Para acompanhar a série, basta acessar sua plataforma de áudio de preferência e buscar por “Vote pelo SUS 2024”. Confira a lista e os links de acesso da série de Podcast Vote pelo SUS 2024:

Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade) – Ruan Wendell (ouça agora)

Rede Jovem Rio+ – Leonardo Aprígio (ouça agora)

CUT Brasil (Central Única dos Trabalhadores) – Carmem Santiago (ouça agora)

Contag (Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares) – Edjane Rodrigues Silva (ouça agora)

MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) – Marcus Tadeu Barbosa (ouça agora)

Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares – Leandro Araújo da Costa (ouça agora)

Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) – Bil Souza (ouça agora)

MNCP (Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas) – Renata Souza (ouça agora)

MNPR (Movimento Nacional População de Rua) – Daniel Paz dos Santos (ouça agora)

UBM (União Brasileira de Mulheres) – Helena Piragibe (ouça agora)

ANAIDS (Articulação de Luta Contra a Aids) – Regina Bueno (ouça agora)


*Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Gostou? Compartilhe!

Mais notícias