Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Solidariedade ao povo gaúcho

O Rio Grande do Sul vive uma tragédia histórica, enfrentando os efeitos de chuvas intensas e eventos climáticos que causaram uma enchente sem precedentes. O número de pessoas mortas e desaparecidas aumenta a cada dia. Milhares de famílias estão desabrigadas e sem água, comida e serviços básicos. São mais de 400 municípios afetados e um número superior a 160 mil pessoas desalojadas de suas casas.

O cenário devastador atinge todos os setores, causando estragos por todo o estado. O rastro de destruição é impressionante e a infraestrutura de transporte foi severamente danificada, dificultando o abastecimento de alimentos e outros produtos vitais para as localidades mais atingidas neste momento. 

Em momentos como este, a solidariedade é fundamental! A ação e a doação de tantas pessoas, em diferentes locais, ajudam a garantir o que é mais urgente para salvar vidas e também a renovar a esperança na superação das dificuldades, mesmo em situações tão graves.

É preciso agir imediatamente, fornecendo o socorro necessário nos locais mais atingidos, garantindo o acesso aos serviços de saúde para toda a população, especialmente as mais vulneráveis e fornecendo abrigo e condições dignas para as famílias enquanto se viabiliza a reconstrução do que foi afetado pela enchente.

Se o socorro e a solidariedade são urgentes e necessários, também é fundamental que se enfrente o negacionismo climático e se entenda que a combinação de fatores meteorológicos que desencadearam um volume recorde de chuva, num curto período de tempo, mostra que a crise climática é real. Por isso o CEAP reafirma o compromisso com a saúde pública, os direitos humanos e a defesa do meio ambiente. Reitera também o seu compromisso com a luta por políticas públicas estruturais de prevenção e enfrentamento de desastres climáticos, que protejam as pessoas e todas as formas de vida.

Além do poder público, muitas organizações e movimentos sociais estão recebendo doações para apoiar essas famílias em vulnerabilidade. Neste momento, com a união de nossas forças, trabalhando em um grande mutirão, vamos conseguir enfrentar esta tragédia. Elencamos abaixo algumas campanhas de solidariedade que você pode contribuir com sua doação.

Gostou, então compartilhe!