Centro de Educação e Assessoramento Profissional

CEAP participou de audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

No dia 15 de julho, o CEAP participou de uma audiência realizada junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH  por ocasião da 176º  período de Sessões da referida comissão. A audiência, solicitada pela Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, da qual o CEAP faz parte, serviu para uma apresentação da situação de violações dos direitos humanos no Brasil ao Presidente da CIDH e relator para o Brasil Joel Hernandez.
Por mais de 30 minutos, o relator e presidente da CIDH ouviu inúmeras organizações da sociedade civil e o relato destes sobre as sistemáticas  violações de Direitos Humanos no país, agravados especialmente com a pandemia. Sobre o direito à saúde, foi ressaltado que o mesmo  vem sendo severamente afetado pela atuação do governo Bolsonaro. Além da desarticulação do Sistema Único de Saúde (SUS), que já vinha sendo posta em prática no primeiro ano de gestão, a pandemia da COVID-19 escancarou o desprezo do atual governo pela proteção à saúde da população. O Presidente minimizou o problema desde que o novo coronavírus chegou ao país. Buscou, ainda, descredibilizar instituições científicas nacionais de renome e represou os recursos destinados à finalidade de combater o vírus, ressaltaram os participantes da audiência.
Conforme Valdevir Both, que representou o CEAP, “o governo Bolsonaro se preparou mal para o enfrentamento da Covid-19. E quando ela se alastrou pelo país, completou-se a tragédia: insuficiência de EPIs e testes, trabalhadores da saúde desprotegidos, falta de informações, governos estaduais e municipais à deriva e recorde de infectados e mortes! O que se traduz num flagrante violação da Resolução 01/2020 – Pandemia e Direitos Humanos nas Américas – adotado pela OEA em 10/04/2020”, finalizou Valdevir.

Gostou, então compartilhe!